Pesquisar
Close this search box.

PSFs de Artur Nogueira seguem em atendimento nesse final de ano

De acordo com secretaria de Saúde, 96% dos pacientes que têm procurado o Pronto Socorro são não urgente e poderiam ser atendidos nas unidades básicas de saúde.

Por: Correio Nogueirense
27/12/2021

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Saúde, informe que todos os 12 Postos de Saúde Familiar (PSFs) do município estão funcionando nesse final de ano. Dessa forma, os atendimentos não urgente seguem sendo ofertados nessas unidades. Já o Pronto Socorro do Hospital Municipal deve ser procurado em casos de urgências e emergências.

O Hospital Municipal é referência em alta e média complexidade e na Urgência e Emergência do Pronto Socorro. Sendo assim, a prioridade são pacientes da emergência, aqueles que correm risco de morte eminente, depois os pacientes da urgência, que necessitam de atendimento rápido pois o estado de saúde é grave.

E para isso o pronto socorro do Hospital Municipal conta com a triagem, que é feita por enfermeiros, que através de uma escala classifica os pacientes conforme o grau da gravidade e por cores.

Conforme a pasta, cerca de 96% das pessoas que têm procurado atendimento nos últimos dias estão classificados como NÃO URGENTE, e poderiam ser atendidos nas unidades de saúde, para maior resolutividade. Nas unidades, o paciente recebe atendimento médico e é encaminhado para a Farmácia Municipal, que também tem funcionado nesse final de ano.

De acordo com a secretaria de Saúde, muitos pacientes estão vindo até o PS com sintomas gripais na expectativa de realizar exame da covid-19 ou da nova influenza H2N3. Há ainda pacientes aguardando do lado de fora e outros aglomerados com acompanhantes dentro o pronto socorro, podendo agravar situação de pacientes que ali estão em situações vulneráveis.

“Pedimos a compreensão de todos para compartilhar a informação de que é importante avaliar se o que você está sentindo é uma demanda de urgência ou emergência para escolher entre o atendimento do pronto socorro do Hospital Municipal ou de um PSF”, destacou a secretaria.

Comentários

Veja também