A orientação profissional pode ser indicada para quem está saindo da escola e está buscando entender qual a profissão mais indicada para o seu perfil na hora de fazer uma prova de vestibular ou Enem.
Outra possibilidade está relacionada às pessoas que se encontram insatisfeitas com o seu atual emprego e estão buscando ajuda para decidir o que fazer da sua carreira. A orientação profissional também pode ser usada na fase da aposentadoria quando o indivíduo quer se descobrir.
Muitas pessoas procuram a orientação profissional quando pretendem mudar de área ou estão buscando progredir em sua carreira de atuação. O objetivo em todos os casos é descomplicar na hora de decidir o seu futuro profissional.
É comum a Orientação Profissional ser realizada com pessoas que já possuem curso superior e exercem a profissão ou não, e pessoas que estão cursando o ensino superior e ainda estão com dúvidas se fizeram a escolha certa.
Como funciona a orientação profissional?
A orientação profissional pode focar em algumas situações que ajudam a identificar as suas aptidões e atuações no mercado de trabalho que envolva as competências descobertas durante o procedimento.
No entanto, existem diversos tipos de orientação profissional que podem variar conforme a fase da carreira que você se encontra. Veja os principais tipos de orientação profissional.
- Início da vida profissional;
- Carreira estagnada;
- Carreira em ascensão;
- Troca de carreira;
- Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho.
A Orientação Profissional serve não apenas para se ter um norte sobre o campo profissional a seguir, mas também como uma oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades/características pessoais e profissão, do sentido/significado do trabalho para o ser humano, da relação trabalho e projeto de vida.
Decidir pela Orientação Profissional já é meio caminho andado, mas ela por si só não garante sucesso. Já dizia a poeta Cora Coralina (1889-1985): “A Verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível”.