Pesquisar
Close this search box.

Rildo Silveira fala da importância de fazer o RG das crianças nos primeiros anos de vida

O investigador destaca que o documento é uma garantia a mais em termos de segurança.

Por: Correio Nogueirense
10/12/2018

Com a chegada do bebê os pais ficam tão atarefados com a nova rotina, que tirar o RG do bebê é algo que nem se passa pela cabeça, mas é um assunto muito importante e que deve ser resolvido.

A digital da criança se forma quando ela ainda está na barriga da mãe, por volta dos 6 meses de gestação e permanecem iguais pelo resto de sua vida. Seu desenho é único, ou seja, ninguém terá digitais iguais a de outra pessoa.

O investigador Rildo Silveira fala que o documento é uma garantia a mais em termos de segurança, “um dos principais motivos que devem induzir os pais a tirar o RG do filho (a) é que se a criança for sequestrada, em qualquer momento da sua vida que for tirar uma nova carteira de identidade, ela será reconhecida por causa da digital e localizada”, alerta o investigador.

Rildo diz que o principal obstáculo relacionado a crianças desaparecidas é o fato delas não terem RG, “sem as digitais é muito complicado até fazer pesquisas em IML’s para reconhecimentos”, fala o Investigador.

A importância dos pais tirar o RG dos próprios filhos logo que a criança nasce é um dos principais temas que enfrentam nas reuniões no PLID (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos) que é um setor especializado do Ministério Público, “o problema é que tudo isso representa um aspecto fundamental na prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, não é divulgado. É um tema que deveria ter maior visibilidade tanto nas escolas quanto nas prefeituras e instituições”.

Rildo fala sobre a divulgação feita no Rio de Janeiro, “Graças a Deus aqui no Rio, nosso sistema policial (federal, civil e militar) é sensacional e divulga bastante tudo isso, a prevenção e o número de crianças com RG aumentou nos últimos anos pelas intensas campanhas feitas pelas nossas Delegacias especializadas”, finalizou o Investigador.

Quem é Rildo Silveira?

Seu currículo é extenso: Rildo Silveira é investigador no Rio de Janeiro, Perito Judicial Especialista em Análise Criminal e Cybercrimes (Prevenção e Investigações de Crimes Digitais) com cadastro profissional nos Serviço de Perícias Judiciais do Poder Judiciário do Estado do RJ e na 32a Vara Federal do RJ. Especialista em Perícias e Investigações de Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes (Pedofilia-Abuso e Exploração Sexual Infantil – Tráfico de Crianças e Adoções ilegais).

É Perito Judicial em Crimes Cibernéticos da APECOF Associação dos Peritos em Computação Forense e é membro filiado á prestigiosa ASEGI Associação Brasileira de Profissionais e Empresas de Segurança da Informação e Defesa Cibernética.

É Perito em investigações de crimes contra menores da RETEM IP organização feita por Policiais Civis e Militares do Governo do estado de SP chefiada pelo Doutor Douglas Peres e com o grande apoio do responsável pela área de treinamento e cursos Marrom Lima.

Veja como tirar o RG do bebê e da criança:

Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android, ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br  .

Para tirar a 1º via do RG não há pagamento de taxa, caso você queira a comodidade de receber em casa, é cobrado  valor do envio e deve ser informado no ato em que estiver fazendo o RG. Ele fica pronto em 5 dias úteis e você também recebe um SMS com o comunicado de que ele já pode ser retirado, inclusive com o número do documento.

A foto do RG da criança/bebê será tirada no próprio Poupatempo, que tem algumas exigências/recomendações: a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras. b) Adornos de cabeça: seu uso é permitido se não impedir a visualização do rosto e dos cabelos. c) Óculos escuros:  seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples. d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.

O que é necessário levar:

  • Protocolo de agendamento no Poupatempo (recebido por e-mail ou SMS no celular).
  • Certidão de nascimento original e cópia
  • Número de inscrição no CPF (se tiver)
  • Documento da mãe original e cópia
  • Certidão de Casamento original e cópia (caso os responsáveis sejam casados)
  • 1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo
  • Acesse o SP Serviços.

Comentários

Veja também