Pesquisar
Close this search box.

Tênis de mesa faz bem à saúde, sabia?

Wesley Gomes, técnico e professor de tênis de mesa, fala sobre como o esporte ajuda na saúde física e mental.

Por: Correio Nogueirense
11/02/2024
Foto: Divulgação
O técnico e professor de tênis de mesa Wesley Gomes explica as maravilhas do tênis de mesa para nossa saúde física e mental.
Provavelmente você já jogou ping-pong ou tênis de mesa alguma vez na vida – no mundo, são mais de 300 milhões de praticantes. Embora pareçam a mesma coisa, existe diferença entre os dois: ping-pong é aquele jogo divertido, em que os jogadores decidem as próprias regras, usam qualquer tipo de material e é jogado em hotéis e intervalos de escolas, por exemplo; o tênis de mesa é um esporte olímpico, com federações e jogadores profissionais, material adequado e regras pré-estabelecidas. Ambos fazem muito bem à saúde.
Independentemente de qual você escolha praticar, os benefícios são muito significativos. O técnico e professor de tênis de mesa Wesley Gomes destaca tanto as melhoras à saúde física quanto à mental, proporcionadas pelo esporte. “É muito interessante porque pode ser jogado por crianças contra adultos, homens contra mulheres; não tem porte físico adequado ou ideal, uma pessoa com sobrepeso, uma pessoa baixinha, uma pessoa alta, todos podem jogar”, ele enaltece.
Wesley destaca ainda os principais benefícios do tênis de mesa:
– Coordenação motora e saúde muscular
Um jogo intenso estimula, principalmente, a coordenação entre os olhos e a mão. Isso acontece porque, ao acompanhar a bolinha e ter de reagir rápido a ela, são necessárias, agilidade de raciocínio e concentração. Devido à alta velocidade e à curta distância do esporte, tanto movimentos bruscos quanto suaves são melhorados com a prática. A dinâmica de cada partida ainda faz bem para os músculos, pois requer uma ampla gama de movimentos de braço e pernas. Além disso, há demanda de força constantemente, seja para realizar uma batida mais potente, seja para agachar ao realizar um movimento.
– Queima calorias
Tênis de mesa emagrece. Uma hora jogada em ritmo moderado pode queimar por volta de 150 calorias. Não são tantas calorias assim comparado a outros exercícios, como correr e andar de bicicleta, mas levando em conta o baixo impacto do esporte e a diversão, há um ótimo custo-benefício. Além disso, é possível intensificar o ritmo das partidas e jogar por mais tempo para aumentar o gasto calórico.
– Cérebro em forma
Além de altamente aeróbico por estimular as partes inferior e superior do corpo, o tênis de mesa é ótimo para o cérebro também. Ele utiliza, simultaneamente, diversas áreas do principal órgão do sistema nervoso central. Conforme você acompanha a bolinha de um lado para o outro, analisa suas rotações e planeja batidas e estratégias, sua cabeça trabalha a todo vapor.
– Terapia para distúrbios mentais
Cinco anos atrás, uma fundação americana começou um programa de terapia com tênis de mesa, que foi pensado para idosos com idade avançada e que sofriam de várias formas de demência. Pelo fato do esporte ativar várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, os pacientes podem estimular seu estado geral de sensibilidade. Com isso, a atividade demonstrou uma grande efetividade no tratamento dos distúrbios.
Todos esses benefícios da prática regular do tênis de mesa são potencializados com alimentação saudável e suplementação apropriada.
Conte com o Espaço Ser para melhores resultados, o CT Wesley Gomes atende as categorias de iniciantes a alunos de alta rendimento. Estão localizados na Rua Ernesto Tagliari, 728 – Artur Nogueira/SP.
Agende sua aula experimental através do nosso WhatsApp (19)99552-0875 e não fique de fora dessa!

Comentários

Veja também