Pesquisar
Close this search box.

Transtorno Afetivo Bipolar: O que é, Sintomas e Tratamentos

Por: Dra. Celina Vallim
16/05/2019

Olá pessoal, o texto de hoje é continuação do Transtorno Afetivo Bipolar, vamos falar sobre suas causas, sintomas e diagnóstico…

CAUSAS

Não existe nada determinado sobre a causa do transtorno bipolar, sabe-se que fatores genéticos, alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos.

Existem alguns eventos que podem acelerar a manifestação desse distúrbio do humor nas pessoas geneticamente predispostas. Entre eles, destacam-se: episódios frequentes de depressão ou início precoce dessas crises, puerpério, estresse prolongado, remédios inibidores do apetite (anorexígenos e anfetaminas), e disfunções da tireoide, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

 

SINTOMAS

Depressão: humor deprimido, tristeza profunda, apatia, desinteresse pelas atividades que antes davam prazer, isolamento social, alterações do sono e do apetite, redução significativa da libido, dificuldade de concentração, cansaço, sentimentos recorrentes de inutilidade, culpa excessiva, frustração e falta de sentido para a vida, esquecimentos, idéias suicidas.

Mania: estado de euforia exuberante, com valorização da autoestima e da autoconfiança, pouca necessidade de sono, agitação psicomotora, descontrole ao coordenar as idéias, desvio da atenção, compulsão para falar, aumento da libido, irritabilidade e impaciência crescentes, comportamento agressivo, mania de grandeza. Nessa fase, o paciente pode tomar atitudes que reverterão em danos a si próprio e às pessoas próximas, como demissão do emprego, gastos descontrolados de dinheiro, envolvimentos afetivos apressados, atividade sexual aumentada e, em casos mais graves, delírios e alucinações.

Hipomania: os sintomas são semelhantes aos da mania, porém bem mais leves e com menor repercussão sobre as atividades e relacionamentos do paciente, que se mostra mais eufórico, mais falante, sociável e ativo do que o habitual. Em geral, a crise é breve, dura apenas uns poucos dias.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do Transtorno Bipolar é clinico baseado no levantamento da história e no relato dos sintomas pelo próprio paciente ou familiar. Normalmente o diagnóstico é demorado para ser concluído, visto que sinais podem ser confundidos com os de doenças como esquizofrenia, depressão maior, síndrome do pânico e distúrbios da ansiedade. Porém é importante estabelecer o diagnóstico diferencial antes de propor qualquer medida terapêutica, e isso tem que ser feito por um profissional capacitado, no caso um médico Psiquiatra.

Comentários

Veja também