Pesquisar
Close this search box.

Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) tem tratamento?

Por: Dra. Celina Vallim
21/01/2019

Com a constante evolução da medicina, é normal que os pais pensem em uma resposta que possam trazer alivio para os  filhos com transtornos.

O transtorno Opositivo Desafiador (TOD), é um transtorno que deixa os pais e responsáveis bastante ansiosos. O TOD tem por características o comportamento com atitudes agressivas, teimosia e desobediência  excessiva e muitas vezes com atitudes vingativas, etcs…

Infelizmente os locais em que a criança convive ficam prejudicados devido as constantes brigas, principalmente em momentos que necessita de obediência e respeito. Na escola as dificuldades podem ser ainda piores, muitas vezes, insustentáveis.

Tratamento para o TOD

Conviver com uma pessoa que seja diagnosticada com o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), não é uma tarefa simples, precisa ter muita paciência. Porém existe apoio médico, para que seja diminuído o impulso pela qual a criança com TOD está sujeita.

O Diagnóstico e orientação para o tratamento têm que ser feita por médicos especialistas, no caso em neurologia e psiquiatria, são eles que vão indicar as intervenções necessárias e fazer os encaminhamentos para outros profissionais da área da saúde e educação.

Uso medicação e Terapia

Em alguns casos a medicação é necessária para amenizar os distúrbios que o Transtorno tem sobre o comportamento agressivo e o excesso de raiva do paciente.

Os especialistas não usam somente os medicamentos para amenizar e solucionar os efeitos do TOD na vida dos pacientes. Há que se ressaltar a utilização de terapias para cada caso. Esses procedimentos terapêuticos contam com a ajuda de psicólogos ou psicopedagogos. Importante frisar que as pessoas que convivem com esse paciente também necessita de orientação para lidarem com a criança de forma sistematizada e eficaz.

O acompanhamento psicológico ou psicopedagógico é importante para trabalhar a conduta do paciente perante várias situações da vida. O tratamento medicamentoso e terapêutico é importante para melhorar não só a vida escolar, que é um ambiente cheio de desafios, pois tem personalidades diferentes dentro da sala de aula, mas também no convívio social desse paciente.

O tratamento multidisciplinar para o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) visa trabalhar justamente essa questão, já que os educadores têm papel fundamental nesse processo de readaptação do aluno. O trabalho em conjunto desses profissionais é de suma importância para oferecer ao paciente e sua família o bem estar que eles precisam.

Comentários

Veja também