Pesquisar
Close this search box.

Vereador Rodrigo de Faveri apoia liberdade de imprensa e enfatiza que anonimato é crime

Rodrigo de Faveri realiza coletiva para anunciar apoio a imprensa e vai pedir a investigação dos fakes da cidade

Por: Correio Nogueirense
21/02/2018

O vereador Rodrigo de Faveri realizou na tarde desta quarta-feira (21) uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas e falar sobre as Fake News. Na última reunião da câmara o vereador falou com repúdio sobre os perfis fakes da cidade.

Para dar início Rodrigo de Faveri citou o artigo 220 da constituição que fala da liberdade de imprensa. Falou das ameaças que jornalistas de Artur Nogueira têm recebido. O vereador anunciou que já procurou a Polícia Civil de Artur Nogueira e que nos próximos dias irá ao Ministério Público e ao Sindicato dos Jornalistas Regional de Campinas.
“Como representante da população nogueirense que sou, não posso aceitar que a imprensa ou cada indivíduo seja restrito. Meu compromisso é com a verdade”, declarou o vereador.

O parlamentar afirmou que além do interesse público também há o interesse pessoal nisso. Ele citou as Fake News (notícias falsas, mas que são divulgadas como verdadeiras. Uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade) e esclareceu como essas informações podem interferir e tem feito isso na política no âmbito mundial e agora atingindo Artur Nogueira. “A mentira contada mil vezes torna-se uma possível verdade”, citou o vereador a frase de Joseph Goebbels em discurso.

O vereador citou diversas partes do artigo 5º da constituição. “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

O vereador também declarou que não possui nenhum perfil fake.

Rodrigo de Faveri afirmou em diversas partes do seu discurso que está do lado da liberdade de imprensa. Ele comentou sobre a importância que os veículos de comunicação têm para a cidade e declarou que não permitirá que a censura, através de ameaças, continue atingindo os comunicadores, e assim prejudicando a democracia.

Comentários

Veja também