A Concessão do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), têm gerado muitos debates na Câmara Municipal. Após a audiência pública que discutiu a privatização da autarquia realizada na última sexta (10), no Núcleo Administrativo Municipal, o assunto veio à tona na sessão dessa segunda-feira (13) na Câmara dos Vereadores.
Lucas Sia (PSD), um dos cinco vereadores presentes na audiência do dia 10, se mostrou contra a concessão do Saean. “Minha preocupação ao chegar lá era que quanto mais os técnicos passavam e explanavam suas opiniões, mais eu tinha certeza do meu posicionamento contrário a privatização do Saean.” Observou Sia.
Ele acredita que esse não seja o momento de fazer uma concessão.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Ermes Rodrigues Dagrela (PR) também se manifestou. “Por 3 vezes eu participei da impugnação da privatização do Saean. Hoje eu me baseei na Lei que autoriza o poder executivo municipal a fazer a concessão. Está na mão do prefeito. Eu sou contra se estiver errado o edital. Se houver erros, nós vamos ver aonde estão e aí vou dar minha posição”. Dagrela afirma que até hoje não viu quase nenhum investimento no Saean.
O vereador professor Adalberto (PSDB) se pronunciou em relação aos valores da concessão do Saean, “Existe uma diferença muito grande nessa conta, e quem vai pagar a conta é quem está ponta, e na ponta está o consumidor”, finalizou.
Rodrigo de Faveri (PTB), também mostrou sua indignação com a venda da autarquia, ao discursar mostrando o superfaturamento de produtos do almoxarifado. “É essa gestão que quer vender o Saean!” Exclamou em tom negativo.
O Sean existe desde 2002, é responsável pela captação, tratamento e distribuição da água para a área urbana da cidade de Artur Nogueira.