A Atenção é uma função responsável pela seleção de informações do ambiente, permitindo seu processamento de modo eficaz. Desse modo, a atenção é considerada um conjunto de processos neurais que recrutam recursos para processar melhor aspectos selecionados do que aspectos não selecionados, os quais ficam restritos a processamentos secundários, portanto deve ser considerada no conjunto de funções necessárias para a compreensão dos processos perceptivos.
Mas afinal o que é Atenção Seletiva e como ela pode te ajudar a ter um melhor desempenho profissional?
Trata-se da capacidade de focar em apenas uma parte de toda a informação ao seu redor, excluindo tudo o que é desnecessário, como ruídos sonoros, visuais, entre outros.
Também chamamos isso de estado de Flow, que é quando estamos tão concentrados em algo, que tudo ao nosso redor parece “sumir”. Acontece geralmente quando amamos o que fazemos e nos conectamos, profundamente com o nosso trabalho ou tarefa.
Algumas dicas para desenvolver a atenção seletiva:
Exercite sua Mente
A mente é uma ferramenta poderosa, mas que precisa de exercícios para se desenvolver e aprimorar. Você pode treiná-la com jogos de raciocínio, como de memória, quebra-cabeças, games de encaixar, entre outros.
Organize as Idéias
Além de ser um excelente exercício para a sua mente, consiste numa forma de estabelecer um plano de ação para realizar os seus objetivos. Faça lista e priorize aquilo que é mais importante para colocar em prática.
Leia em Lugares Públicos
A capacidade de se concentrar na leitura mesmo com tantos estímulos em volta ajuda a trabalhar o cérebro para se concentrar seletivamente em suas tarefas.
Conseguir estabelecer prioridades dando destaque para os assuntos mais relevantes é muito positivo para ter uma rotina de trabalho assertiva e saudável para a sua mente e também para aliviar o cérebro do turbilhão de informações que somos submetidos diariamente.
Comece a praticar e veja sua atenção melhorar!!!