Pesquisar
Close this search box.

Funções do lobo temporal

No artigo de hoje, a neuropsicóloga, Celina Vallim, explica que o lobo temporal está relacionado à formação de memórias, percepção auditiva e interpretação de imagens.

Por: Dra. Celina Vallim
20/08/2020

Lobo temporal é uma parte do cérebro exclusiva dos primatas, sendo maior no ser humano, acomodando 17% do córtex cerebral. As principais funções relacionadas a este lobo incluem audição, olfato, função vestibular, memória, interpretação de imagens, linguagem e comportamento emocional.

O lobo temporal está envolvido em diversas funções sensoriais e comportamentais no ser humano. É considerado “polissensorial” pois integra vias neurais auditivas, sensoriais, visuais e límbicas. Em linhas gerais, o lobo temporal está relacionado à formação de memórias, percepção auditiva e interpretação de imagens.

Linguagem

Logo depois do córtex auditivo primário, no córtex temporal esquerdo, encontra-se a área de Wernicke, que é responsável pela compreensão e produção da linguagem. Lesões ocasionam uma fala repleta de erros, afetando principalmente o conteúdo fonológico das palavras.

Memorização

O lobo temporal desempenha importante papel relacionado às memórias. Basicamente, dois tipos delas dependem da atuação do hipocampo, as memórias declarativas e aquelas relacionadas à orientação espacial.

Enquanto a primeira diz respeito a fatos e eventos, como memorizar textos ou nomes, a segunda envolve caminhos ou rotas. A neurociência já demonstrou como o hipocampo de taxistas, capazes de armazenar várias trajetos em função do trabalho que desempenham, é relativamente maior, especialmente no hemisfério cerebral direito.

O hipocampo também faz a ponte entre memórias de curto e longo prazo, que serão armazenadas em outras partes do cérebro.

Processamento visual

Acreditava-se que a região medial do lobo temporal estava envolvida exclusivamente com o processamento de memória. Recentemente ficou demonstrado que ela também atua na percepção visual. Em conjunto com o córtex visual, o lobo temporal medial analisa a complexidade dos sinais visuais e facilita a síntese da memória visual de longo prazo.

Algumas partes do lobo temporal são cruciais para a memória de reconhecimento espacial e de objetos.

Comportamento emocional

Em relação às emoções, o lobo temporal também desempenha importante papel, especialmente por fornecer algumas de suas partes para a formação do chamado sistema límbico.

Uma dessas estruturas é a amígdala. Implicada em vários aspectos do comportamento emocional e social, lesões na amígdala podem prejudicar domínios seletivos de afeto e cognição, todos relacionados à avaliação do significado emocional e social de eventos sensoriais.

Fonte: meucerebro.com/lobo-temporal-anatomia-funcao

Comentários

Veja também