Pesquisar
Close this search box.

Secretária da Saúde tira Home Care de paciente em estado vegetativo

Davi Fernandes (DEM) trouxe o caso da Vitória, que tinha atendimento exclusivo na antiga gestão da prefeitura e quando a atual assumiu, tirou o atendimento e foi ordenado pela secretária da Saúde, que a família fosse a justiça recuperar o direito.

Por: Correio Nogueirense
09/10/2019

Na noite desta segunda-feira (07), o vereador Davi Fernandes (DEM), mostrou o caso de uma munícipe que recebia atendimento médico em casa para a sua filha, Vitória, que está em estado vegetativo e que precisa de atendimento. Ela recebia atendimento desde a antiga gestão. O problema é que quando essa gestão assumiu, foi retirado o atendimento e a filha da senhora que fala no áudio mostrado pelo vereador, só recebe uma visita de segunda a sexta, para dar banho e nos finais de semana ela precisa pagar para que a garota seja atendida.

No áudio, a senhora fala que procurou a secretária da Saúde e se surpreendeu com a resposta. “Eu fui conversar com a Sandra (Banin Gaído), para ver se eu conseguia a enfermagem para a Vitória e ela disse que eu não tinha mais direito a enfermagem, por que ela já é de maior. Ela precisa de uma cuidadora, ela disse que a prefeitura não tem a obrigação dar e que teria que entrar na justiça para conseguir. Ela só manda duas enfermeiras para dar banho e nos finais de semana eu preciso pagar para alguém dar banho na minha filha. Então pela palavra dela, eu preciso ir na justiça para conseguir a cuidadora, que ela não daria, que a prefeitura não tem obrigação de dar e estavam fazendo um favor”.

Após o áudio, Davi Fernandes (DEM) já estava com seu tempo esgotando e por isso foi breve em suas palavras. “Palavra da secretária de Saúde, para uma munícipe que tem debilidade, que pela lei ela tem direito vitalício, mandou entrar na justiça para fazer paciente sofrer. É para isso que mandou entrar na justiça, porque vai entrar com um mandado de segurança e aposto que qualquer juiz vai mandar que volte o atendimento. Essa é a secretária humana que tem na saúde, inteligente a secretária de educação que não sabe interpretar texto, depois é o vereador que faz carnaval, depois é o vereador que queima um governo como esse. A população não é cega, essas são minhas palavras”.

Na fala livre, o Presidente da Câmara, Beto Baiano (PRP), falou sobre este caso e disse que irá cobrar para que o atendimento volte. “Sobre o assunto da criança, eu estou muito triste em ver isso no nosso município. Pode contar com meu apoio, vamos cobrar junto ao governo, isso não pode acontecer, é uma coisa triste e como sempre eu falo, a saúde não é coisa que se brinque. Não é justo entrar na justiça para ter o que é de direito e que a paciente necessita”.

Após falar sobre o assunto, Beto Baiano cedeu um minuto e deixou Davi falar um pouco melhor sobre o caso. “Eu agradeço ao apoio, nós temos até um familiar que está aqui e que sabe da luta que a família tem para manter uma paciente em estado vegetativo. Ela precisa de atendimento, se alimenta por sonda, ela não levanta da cama e dizer que a prefeitura faz um favor para a munícipe, é de cortar o coração”, finalizou.

O correio Nogueirense entrou em contato com a prefeitura e ainda não obteve a resposta sobre o caso, quando tivermos a resposta a matéria será atualizada.

Comentários

Veja também