Pesquisar
Close this search box.

TDAH ou Dislexia: como diferenciar?

Se a resposta for não, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas confundem um e outro. Para esclarecer tudo isso, nossa neuropsicóloga Dra. Celina Vallim vai explicar os pontos que os diferem. Confira o artigo.

Por: Dra. Celina Vallim
07/07/2022

O TDAH é uma condição diferenciada do neurodesenvolvimento. Caracterizada por problemas de atenção, atividade excessiva, dificuldade em controlar o comportamento que não é apropriado para a idade de uma pessoa. Em crianças os problemas de falta de atenção podem resultar em desempenho ruim. O TDAH é dividido em três subtipos:

  • Predominantemente desatento;
  • Predominantemente hiperativo-impulsivo;
  • Ou do tipo combinado.

Diagnóstico:

Pode ser feito por médicos psiquiatras, neurologistas ou até mesmo pediatras podem igualmente realizar um diagnóstico Clínico, desde que tenham experiência e pratica profissional com estes pacientes.

Já a Dislexia, é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da inteligência da pessoa ser normal. E afeta as pessoas e diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever à mão, em subvocalizar palavras, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se esta lendo. Em muitos casos as dificuldades são notadas na escola.

Diagnóstico:

É feita por equipe multidisciplinar, formada por Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica com minuciosa investigação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. Avaliação multidisciplinar e de exclusão.

Por isso a importância de uma investigação correta por profissionais da área, para que possa ser feito a tratamento correto, algumas crianças podem apresentar o TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) junto com a Dislexia, e isso causa um grande desconforto e desinteresse da criança pela aprendizagem.

Comentários

Veja também